Brasileiros estão tirando dinheiro da poupança
Saques na poupança superaram depósitos em abril, aponta Banco Central
agenciabrasil.ebc.com.br
A caderneta de poupança voltou a registrar mais saques do que depósitos no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (8), os brasileiros retiraram R$ 476,4 milhões a mais do que aplicaram no mês de abril.
Ao todo, foram depositados R$ 362,2 bilhões, enquanto os saques chegaram a R$ 362,7 bilhões. Mesmo com rendimento de R$ 6,3 bilhões no período, o saldo mostra que muita gente está deixando a poupança de lado.
E isso não acontece de agora. Nos últimos anos, a poupança vem acumulando perdas seguidas. Só nos quatro primeiros meses deste ano, o saldo negativo já chega a R$ 41,7 bilhões.
Um dos principais motivos é a taxa Selic ainda em nível elevado. Com juros altos, muitos brasileiros acabam buscando investimentos que rendem mais do que a poupança tradicional.
Atualmente, a Selic está em 14,5% ao ano após nova redução anunciada pelo Banco Central. A taxa é usada para tentar controlar a inflação e influencia diretamente empréstimos, financiamentos e investimentos no país.
Enquanto isso, a inflação continua pressionando o bolso da população. Em março, os preços dos alimentos e transportes ajudaram a empurrar o IPCA para 0,88% no mês. No acumulado de 12 meses, a inflação oficial está em 4,14%.
O novo índice da inflação de abril será divulgado pelo IBGE na próxima terça-feira (12).



COMENTÁRIOS